O Gambito do Citybus
Citybus é um serviço inovador criado em Goiás que, salvo melhor juízo, tinha o objetivo de salvar as empresas e ônibus convencionais da concorrência com os aplicativos de motorista particular.
Como funciona?
É como se você chamasse um *uber* mas, vem um microônibus. Explicação detalhada aqui.
Gambito do Citybus
O termo gambito, segundo o dicionário Priberam:
gam·bi·to1
(italiano gambetto, rasteira)
substantivo masculino
1. [Jogos] Lance no xadrez em que se sacrifica uma peça para causar maior perda ao adversário.
“gambito”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/gambito [consultado em 28-11-2020].
Atrevo-me a escrever que pode ocorrer o “sacrifício” deste serviço por falta de informação.
Priberam novamente:
in·for·ma·ção
(latim informatio, -onis)
substantivo feminino
1. .Ato ou efeito de informar.
2. Notícia (dada ou recebida).
3. Esclarecimento dado sobre os méritos ou estado de outrem.
“informação”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/informa%C3%A7%C3%A3o [consultado em 29-11-2020].
Como assim?
Eu já ouvi:
- Esse ônibus é do pessoal da manutenção dos ônibus comuns;
- Esse ônibus leva o pessoal para o SUS…
- Como faz para pegar este ônibus?
Eu estou falando com todos que conheço sobre este serviço. Basta você ver a data dos meus textos que perceberá o quanto eu quero que este serviço funcione.
O Citybus tem investido em promoções e em conexões com os ônibus comuns no sentido de auxiliar a população.

Promoção!
Sim, promoção! Por exemplo, você sabia que baixando o aplicativo e colocando o código levi3c8, você ganha R$10,00 em viagens?
Você acredita que durante a viagem eu mostro tudo sobre o app a outras pessoas, explico como funciona e as pessoas (que já estão usando o serviço) não acreditam?
Você acredita que 35% das pessoas que entram no meu grupo do Facebook marcam a resposta “Não vou baixar o app. porque isto é mentira.” ?

Solução
Com base nas minhas experiências particulares só me resta devolver a bola para o Citybus e sugerir que ilumine os ônibus de forma idêntica aos caminhões da coca-cola no Rio de Janeiro ou os pinte com a cor ouro do egito ou descubra um modo passar confiança e acabar com o medo que o goianiense tem das novidades (os goianienses entrevistados que me disseram isto).